Rio de Janeiro - O consulado do Japão no Rio de Janeiro disponibilizou o telefone (21) 3461-9595 para as pessoas que buscam informações sobre a situação do país após o terremoto ocorrido nesta sexta-feira (11/3). De acordo com o cônsul-geral interino, Hajime Kimura, até agora apenas jornalistas ligaram para o consulado. Para ele,os japoneses que vivem no Rio estão se informando sobre a situação no Japão diretamente na internet e na embaixada em Brasília.
Kimura, que está no Brasil há oito anos, disse à Agência Brasil que pela manhã (hora de Brasília) conseguiu falar por telefone com seus parentes em Tóquio, apesar da ligação apresentar ruídos e sinal fraco. ;A comunicação com a capital Tóquio está normal, mas as linhas estão congestionadas devido ao grande número de ligações que estão sendo feitas ao mesmo tempo. Minha família está bem;, afirmou aliviado.
O cônsul não escondeu sua preocupação com a situação do país e com as pessoas que moram nas cidades mais atingidas pelo forte tremor e pelas ondas gigantes. ;Estou muito preocupado porque não sabemos o que vai acontecer com eles e quantos não conseguiram se salvar;, disse.
Comunidade
No Rio de Janeiro vivem cerca de 15 mil japoneses e seus descendentes. A maioria trabalha nas representação de empresas daquele país no estado. O presidente da Associação Japonesa no Rio de Janeiro, Akiyoshi Shikada, que mora há 53 anos na capital fluminense, estava emocionado ao falar sobre a tragédia, principalmente com o tamanho das ondas que atingiram a costa Noroeste do país. Para ele, os terremotos já são esperados, mas as ondas surpreenderam a todo o mundo.
;Os terremotos são comuns no Japão e o país tem que estar preparado. A terra balançar não é tão assustador, mas o tamanho das ondas, ninguém esperava e aí foi a devastação que todo o mundo assistiu pela televisão;, afirmou.
Shikada disse que desde o início da manhã tem recebido muitos telefonemas de amigos brasileiros demonstrando solidariedade com o povo japonês. ;Isso é muito bacana. Essa preocupação de vocês com o nosso povo, com o nosso país é muito especial. Obrigado;, disse emocionado.