Mundo

Tsunami destrói barcos na costa oeste dos EUA

Agência France-Presse
postado em 12/03/2011 00:21
Los Angeles - O tsunami provocado por um terremoto extremo no Japão destruiu diversos barcos na costa oeste dos Estados Unidos, após percorrer milhares de quilômetros no Pacífico.

Ondas de 2,4 metros atingiram a costa americana da Califórnia ao Oregon, cerca de 12 horas após o tremor de 8,9 graus registrado na costa japonesa.

"Temos ao menos 35 barcos destruídos. Há barcos uns sobre os outros", disse Cindy Henderson, diretora dos serviços de emergência em Crescent City, 500 km ao norte de San Francisco.

Próximo a Crescent City, um homem desapareceu perto da embocadura do rio Klamath, no norte do estado da Califórnia.

"Um homem foi arrastado para o mar por uma onda, depois de ele e dois amigos terem viajado para a costa para tirar fotos da chegada das ondas do tsunami", informou a Guarda Costeira em um comunicado.

"Dois dos homens conseguiram voltar para a praia e um ainda está desaparecido. A Guarda Costeira está buscando o homem com helicópteros MH-65C Dolphin a partir da Estação Aérea de Baía Humboldt".

O tsunami atingiu o Havaí antes de seguir para a costa oeste dos Estados Unidos e do México, onde milhares de pessoas foram evacuadas por precaução.

As primeiras ondas chegaram às 03h24 ao Havaí, pela costa de Waianae, pouco antes de alcançar Waikiki, a praia de Honolulu, capital do arquipélago.

No Havaí, as ondas mediam 50 centímetros quando chegaram a Nawiliwili, na ilha de Kauai, e 70 centímetros em Barbers Point, em Oahu, segundo funcionários de um centro de emergência de Honolulu.

Depois de alcançar o Havaí, as primeiras ondas do tsunami chegaram à costa oeste por volta das 08H30 local.

As autoridades haviam lançado um alerta de tsunami para todos os estados da costa pacífica dos Estados Unidos, do Alasca à Califórnia.

No México, ondas de 20 e 70 centímetros chegaram à costa do Pacífico, com "risco moderado", sem que tenham sido reportadas vítimas ou danos materiais, informou a secretaria da Marinha.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação