postado em 12/03/2011 18:56
Os danos causados pelo terremoto de sexta-feira (11/3) no Japão não param de crescer. Após o tsunami que arrasou a costa Leste do país, as fortes réplicas do sismo causaram uma explosão na usina nuclear de Fukushima 1, neste sábado (12/3). Segundo a agência japonesa de notícias Kiodo, o número de mortos deve ultrapassar 1,8 mil e o de desabrigados já somam 300 mil em cinco províncias.O número inclui cerca de 120 mil pessoas retiradas da província de Fukushima, no nordeste do país, onde ocorreu o acidente e vazamento na central nuclear. O governo decretou uma área de isolamento de 20 km de raio. Em Fukushima 2, outra central nuclear, que também liberou vapor radioativo, a área de evacuação foi de 3 km de raio.
Apesar do aumento inicial da radioatividade após o acidente na central de Fukushima 1, o governo do Japão informou à Agência Internacional de Energia Atômica das Nações Unidasque os níveis "vem diminuindo nas últimas horas".
Incêndios atingiram áreas residenciais em Kesennuma e Miyagi. De acordo com a agência de notícias, há três incêndios de grande escala, incluindo uma que se estende por até um quilômetro. O fogo já danificou 3,4 mil edifícios, incluindo 181 instalações de bem-estar, como lares de idosos.
Imagens da TV estatal NHK mostram os moradores das áreas atingidas recebendo água e abrigo.