Agência France-Presse
postado em 13/03/2011 19:20
Montevidéu - Uma delegação oficial liderada pelo presidente uruguaio, José Mujica, e vários ministros, partiu este domingo com destino ao Brasil, junto com uma comitiva empresarial para uma intensa rodada de negócios em São Paulo, informou a presidência.Os uruguaios viajam ao Brasil convidados pela Federação de Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e Mujica aproveitará a oportunidade para ampliar os laços bilaterais.
Segundo a agenda presidencial, "o objetivo" da intervenção "do Sr. Presidente Mujica consiste em apresentar oportunidades de negócios e investimentos no Uruguai, assim como dar oportunidade para que os empresários brasileiros exponham suas dúvidas e participem do debate".
Um grupo de 27 pessoas integra a comitiva oficial, encabeçada pelo presidente uruguaio, o chanceler Luis Almagro, o ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca, Tabaré Aguerre, o ministro da Indústria, Energia e Mineração, Roberto Kreimerman, e o ministro da Economia e Finanças, Fernando Lorenzo.
Outra comitiva será integrada por representantes de 46 empresas dos setores agropecuário, bancário, de transporte e industrial, entre outros, aos quais se somarão autoridades das câmaras de comércio, mercantil, industrial, rural, de desenvolvimento, da construção, de exportadores e indústria da carne. Um total de 97 pessoas viajam ao Brasil acompanhando o presidente.
O dia começará com um encontro privado entre Mujica e o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, junto do chanceler brasileiro, Antonio Patriota, e o embaixador do Brasil no Uruguai, João Carlos de Souza Gomes, bem assim como o chanceler Almagro e o embaixador uruguaio no Brasil, Carlos Amorim. Mujica e Skaf se reunirão depois com empresários.
Em paralelo, será celebrado o seminário Brasil-Uruguai, em dois painéis, nos quais os ministros uruguaios dissetarão sobre "Integração econômica e Oportunidades de Negócios" e "Integração de Cadeias Produtivas".
Antes de uma entrevista coletiva, Mujica será condecorado com a "Ordem do Mérito Industrial de São Paulo", cerimônia à qual se seguirá um almoço com 80 comensais de cada país e uma rodada de negócios durante a tarde.
Mujica se reunirá depois com o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e voltará para o Uruguai depois de um jantar coletivo.