Mundo

Cortes de luz planejados para centro do país, inclusive Tóquio

Agência France-Presse
postado em 13/03/2011 22:08

Tóquio -
A companhia de eletricidade Tokio Electric Power (TEPCO), que distribui energia para o leste do Japão, planejou cortes de luz a partir desta segunda-feira e até o fim de abril para evitar a saturação das redes após o terremoto de sexta-feira.

A TEPCO tem previsto interromper o fornecimento a partir das 10H00 locais por faixas de três horas e 40 minutos em diversas regiões de Kanto, no centro-leste do Japão, zona que inclui a megalópole Tóquio e arredores.

Os reatores das usinas nucleares no nordeste do Japão, devastado pelo terremoto e tsunami de sexta-feira estão parados e as infraestruturas para distribuição de energia ficaram danificadas. A capacidade de geração de eletricidade é muito inferior à demanda.

A empresa recebeu a autorização do governo para interromper em parte o abastecimento de energia de forma organizada a fim de evitar um apagão em passa em regiões inteiras.

Estas medidas excepcionais, que abrangem as províncias de Tóquio, Chiba, Gunma, Ibaraki, Kanagawa, Saitama, Tochigi e Yamanashi, durarão pelo menos até o fim de abril, destacou a companhia.

Os três bairros considerados o centro de Tóquio (Chuo-ku, Chiyoda-ku, Minato-ku), onde ficam os miniserios, várias embaixadas e importantes organismos públicos e sedes de empresas serão excluídos da medida.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação