Mundo

Agência meteorológica não confirma novo tsunami

Agência France-Presse
postado em 14/03/2011 01:10
Tóquio - A vaga de três metros avistada nesta segunda-feira por um helicóptero e seguindo em direção à costa do Japão, o que deflagrou um alerta de tsunami, não foi confirmada pelo serviço meteorológico japonês. As autoridades da zona ameaçada pela suposta vaga decretaram o alerta de tsunami às 11h20 local (23h20 Brasília de domingo), mas quase uma hora após o alarme não havia sinal do fenômeno.

A Agência Meteorológica Japonesa informou que não há tremor ou alerta de tsunami no momento para a região. "Quando registramos um terremoto, a Agência emite um alerta e um aviso de tsunami, mas não verificamos qualquer abalo sísmico" significativo no momento, declarou um responsável à AFP.

Segundo o funcionário, algumas boias do sistema de alerta de tsunami foram danificadas no maremoto de sexta-feira passada, o que pode afetar o esquema de prevenção. A rede de televisão estatal NHK anunciou que a onda foi avistada por um helicóptero dos bombeiros na altura da prefeitura de Fukushima, onde há várias centrais nucleares.

Em meio às informações contraditórias, as autoridades da prefeitura de Aomori determinaram a evacuação dos 12.859 habitantes do porto de Hachinohe.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação