Mundo

Tsunami arrasta Bolsa de Tóquio, com perda de mais de 6%

Agência France-Presse
postado em 14/03/2011 02:17
Tóquio - O índice Nikkei da Bolsa de Tóquio perdia mais de 6% no final da manhã desta segunda-feira, em seu primeiro pregão desde o terremoto seguido de tsunami que devastou o nordeste do país na sexta passada. No momento do intervalo do pregão, o índice Nikkei dos 225 principais valores recuava 636 pontos ou 6,20%, a 9.618 unidades.

[SAIBAMAIS]Os graves problemas nas centrais nucleares da região devastada alimentaram as preocupações sobre as consequências desta catástrofe para o conjunto das empresas e da economia japonesa. O governo japonês estima que a catástrofe terá um impacto "considerável" na economia nacional e que serão necessários fundos colossais para financiar a reconstrução.

O Banco do Japão tentou reduzir a tensão nos mercados e aumentou sua já importante injeção de liquidez de 7 para 12 de trilhões de ienes (102 bilhões de euros).

"Estamos tomando todas as medidas possíveis, incluindo a injeção de liquidez, para garantir a estabilidade dos mercados financeiros e facilitar as operações", declarou um porta-voz do BC japonês.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação