Mundo

Após duas explosões, reator nº 2 de Fukushima tem pane na refrigeração

Agência France-Presse
postado em 14/03/2011 09:02


Tóquio
- A empresa Tokyo Electric Power (TEPCO), operadora da central nuclear de Fukushima (nordeste do Japão), admitiu nesta segunda-feira (14/3) a possibilidade de derretimento das barras de combustível do reator 2 da usina em consequência de uma avaria no sistema resfriamento.

A estação de bombeamento que permite manter submersas as barras de combustível parou de funcionar, o que reduziu o nível de água no reator e manteve as barras fora da água, informou a Tepco. Diante desta situação, a empresa usou água do mar diretamente no reator para afundar as barras de combustível nuclear e conter o eventual processo de fusão.


[SAIBAMAIS]Os reatores 1 e 3 desta central já haviam registrado falhas similares o que provocou uma explosão do edifício onde estão os reatores. Depois disso, o reator 2 perdeu totalmente as funções de resfriamento, segundo declarou uma fonte da agência de segurança nuclear.

Fukushima 1, afetada pelo terremoto e tsunami de sexta-feiar, fica 250 km ao norte de Tóquio. A região tem 35 milhões de habitantes.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação