Mundo

Presidente Obama chega sábado a Brasília

postado em 14/03/2011 09:32
O presidente dos EUA, Barack Obama, assinará acordos bilaterais e participará de encontros com empresários
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, desembarca em Brasília no próximo sábado para a primeira visita ao Brasil desde que assumiu o comando da Casa Branca. A passagem do chefe de Estado pela capital brasileira será marcada pela assinatura de acordos bilaterais e por encontros com empresários. De acordo com o Itamaraty, a previsão é de que a delegação norte-americana chegue à Base Aérea de Brasília na manhã de sábado, pouco antes do encontro que Obama terá com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto.

Na semana passada, uma comitiva de pelo menos 30 funcionários do governo americano chegou a Brasília para organizar com o Itamaraty a agenda de Obama. A Embaixada dos EUA, no entanto, ainda não confirma oficialmente os compromissos do presidente no Brasil. Divulga somente que Obama visitará Brasília e o Rio de Janeiro entre os dias 19 e 21.

O governo brasileiro, porém, já trabalha com o planejamento de que o mandatário americano seja recebido por Dilma no Palácio do Planalto, por volta das 10h. Ambos subirão a rampa juntos e seguirão para reunião com os ministros de Relações Exteriores dos dois países.

Depois, os chefes de Estado assinarão acordos bilaterais. Entre eles, o que garantirá aos brasileiros que vivem nos EUA a contagem do tempo de trabalho para efeitos de aposentadoria. Os presidentes devem tratar também sobre a flexibilização da concessão de vistos.

Do Planalto, os presidentes seguirão para um almoço no Itamaraty, onde estará ocorrendo o Fórum de Altos Executivos. Os chefes de Estado participarão do encerramento do evento.

Por volta das 15h, Obama seguirá para o Centro de Convenções Brasil 21, para a Cúpula de Negócios Brasil ; EUA, organizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O presidente assistirá a um painel e fará um breve discurso sobre a economia mundial e os investimentos dos EUA no Brasil.

A comitiva americana deve seguir para o Rio de Janeiro no sábado à noite. No dia seguinte, Obama se encontra com o governador do Rio, Sérgio Cabral, para uma provável visita a uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) em alguma comunidade carente da capital fluminense. A previsão é de que o chefe de Estado faça todos os percursos em carro blindado, com a escolta de forças de segurança dos dois países.

Obama deve fazer um discurso à população carioca e também se reunirá com empresários. Na manhã da próxima segunda-feira, dia 21, o presidente dos EUA deixará o Rio em direção ao Chile, para uma visita de dois dias.

Porta-voz de Hillary pede demissão

; O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou ontem a demissão do porta-voz Philip J. Crowley. A saída do cargo foi pedida por ele mesmo, após discordar do tratamento dado pelo Pentágono ao soldado Bradley Manning, acusado de vazar documentos militares confidenciais ao site WikiLeaks. Crowley, que também era subsecretário de Assuntos Públicos, criticou possíveis torturas cometidas contra Manning, preso no estado da Virgínia, durante palestra no Massachusetts Institute of Technology (MIT). A secretária de Estado, Hillary Clinton, em nota, lamentou o afastamento do funcionário, que será substituído temporariamente por Michael Hammer, atual porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação