Mundo

Bombeiros mineiros poderão ser enviados para o Japão

João Henrique do Vale/Estado de Minas
postado em 14/03/2011 17:40
Militares do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais poderão embarcar para o Japão nos próximos dias para ajudar no socorro às vítimas do terremoto de 8,9 graus seguido de tsunami que atingiu o país. Um pedido informal foi feito pela Força Nacional ao comandante da corporação nesse fim de semana. Um ofício deve chegar ainda nesta segunda-feira solicitando a ajuda.

De acordo com o capitão Frederico, ao todo, 14 militares com especialização em sistema de comando de operações e em resgate em estruturas colapsadas ficarão a disposição da Força Nacional. Os treinamentos foram realizados recentemente com foco na Copa do Mundo. O primeiro deles tem sido testado em grandes ocorrências em Minas e também poderá ser usado no Japão.

Além deles, três equipes de cães com treinadores também foram solicitadas. Os animais são treinados para encontrar vítimas e corpos em situações nas quais houve desabamento e soterramento. Eles chegaram a ser solicitados para ajudar no terremoto no Haiti, mas não chegaram a embarcar.

Tragédia no Japão

O terremoto de magnitude 8,9 seguido de tsunami aconteceu na última sexta-feira. Número oficiais dão conta que a tragédia já matou 1.833 pessoas e outras 2.361 estão desaparecidos. Mas o saldo poderá ser bem maior. Cerca de 2 mil corpos foram encontrados nesta segunda na província de Miyagi, uma das mais afetadas pelo tsunami, mas ainda não foram contabilizadas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação