Mundo

Sismólogos dos EUA elevam a 9,0 magnitude do terremoto no Japão

Agência France-Presse
postado em 14/03/2011 19:27

Washigton - Especialistas do Instituto Geofísico dos Estados Unidos (USGS) elevaram de 8,9 para 9 a magnitude do terremoto de sexta-feira (11) passada no Japão, o que o torna o quarto mais forte já registrado no planeta desde 1900, informou a instituição.

O USGS confirma assim a conclusão dos sismólogos japoneses, que já haviam revisado para cima a potência do terremoto.

"O USGS reavalia geralmente a magnitude de um terremoto após a análise de dados disponíveis com o tempo", declarou a instituição.

O terremoto foi o mais forte já ocorrido no Japão e o quarto no planeta desde o início das medições, em 1900.

Situação

O governo japonês calcula mais de 1, 8 mil mortos e 15 mil desaparecidos vítimas do terremoto e do tsunami que devastaram o nordeste do país na última sexta-feira (11). O número deve continuar a crescer. Só na província de Miyagi, uma das mais atingidas, estima-se que mais de 10 mil pessoas morreram, segundo informações do serviço em português da emissora pública japonesa NHK.

As autoridades da província confirmaram 785 mortes em Higashimatsushima, Kesennuma e Sendai. Na cidade litorânea de Minamisanriku, em Miyagi, mais da metade da população de 17 mil habitantes permanece desaparecida. A maioria das casas e prédios da cidade foi levada pela força das ondas gigantes (tsunami).

Em Sendai, de 200 a 300 corpos foram encontrados em uma praia, vítimas do tsunami.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação