Mundo

Primeiro-ministro japonês aumenta alerta nuclear após explosão em usina

postado em 14/03/2011 23:45

Imagem mostra fumaça no reator 3, após explosão na manhã de segunda-feira. Nesta terça um novo incêndio atingiu o prédio do reator 4

Tóquio ;
Após quarto acidente na usina nuclear de Fukushima 1, nesta terça-feira (fim da manhã, no horário do Japão), o primeiro-ministro japonês Naoto Kan fez um pronunciamento elevou o alerta nuclear. "Os níveis registrados são altos e existe o forte risco que outros vazamentos mais significativos aconteçam", disse em pronunciamento à nação.

O premier determinou à população, em um raio de 20km a 30km, que fique onde está, seja em casa ou escritório. Ele também pediu a adoção de medidas de proteção contra a radiação em torno da central nuclear. O governo já havia orientado a saída de mais de 200 mil habitantes da área dentro do raio de 20km em torno do complexo de Fukushima.
[SAIBAMAIS]"Um incêndio atinge o reator 4 e o nível de radiação subiu consideravelmente", declarou o chefe de governo, em mensagem ao país transmitida pela televisão. "Os níveis registrados são altos e existe o forte risco que outros vazamentos mais significativos aconteçam".

O premier admitiu, pela primeira vez em rede TV, que a radioatividade medida no complexo nuclear é danosa aos moradores. "Ao contrário do que ocorria até o momento, agora não há dúvidas de que o nível de radiação pode afetar a saúde de seres humanos", disse.

Ele reforçou as orientações para a população vedar portas e janelas, e pediu que até mesmo as roupas sejam estendidas dentro de casa. O porta-voz do governo, Yukio Edano, explicou que o hidrogênio que escapa para a atmosfera carrega substâncias radioativas.

Kan encerrou a mensagem ao povo japonês com um pedido de calma. "Eu gostaria de pedir à nação, embora este seja um incidente que traz grande preocupação, que aja muito calmamente".

Reator 4
Sobre o incêndio no prédio do reator 4, que ocorria no momento do pronunciamento, Yukio Edano informou que o governo estava fazendo o melhor possível para controlá-lo. Ao meio-dia do horário do Japão, a situação estava aparentemente controlada, segundo as agências internacionais. De acordo com informações preliminares, soldados norte-americanos ajudaram o bombeiros japoneses a apagar o fogo.

O governo informou que o reator N; 4 estava paralisado para manutenção quando ocorreu o tsunami, mas "o combustível no reator aqueceu e liberou hidrogênio, provocando uma explosão de hidrogênio como a observada nos reatores 1, 2 e 3"

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação