Agência France-Presse
postado em 15/03/2011 08:45
Pequim - A China está "muito preocupada" com a segurança de seus cidadãos residentes no Japão, em meio à grave crise nuclear provocada pelo terremoto e tsunami da última sexta-feira, declarou nesta terça uma porta-voz do ministério chinês das Relações Exteriores. "A China está muito preocupada com a segurança de seus cidadãos no Japão", indicou Jiang Yu em Pequim.A embaixada da China no Japão anunciou que pretende evacuar todos os chineses residentes nas áreas mais afetadas pela catástrofe, no nordeste do país, onde os índices de radioatividade aumentos perigosamente desde a explosão do reator 4 da central de Fukushima.
Em seu site, a embaixada chinesa publicou um comunicado urgente indicando que ônibus serão enviados às regiões devastadas, como Miyagi e Fukushima, para retirar as pessoas.Os chineses serão levados diretamente a dois aeroportos da área, onde receberão ajuda para retornar à China.
Cerca de 33.000 chineses vivem nas cinco regiões administrativas do nordeste do Japão afetadas pelo terremoto, informou por sua vez a agência semioficial Notícias da China.