Mundo

TV japonesa divulga orientações para expostos à radiação

postado em 15/03/2011 11:29
A rede de televisão japonesa NHK divulgou algumas recomendações a serem seguidas pelas pessoas que estão nas regiões atingidas pela radiação nuclear.

- As portas de casa e escritórios devem permanecer fechadas e os aparelhos de ar-condicionado e outros meios de ventilação desligados.

- Quem se arriscar a sair ao ar livre deve usar máscara ou cobrir o nariz e a boca com um lenço ou toalhas molhadas para evitar a inalação de gases. Essas medidas devem ser tomadas para evitar a contaminação interna.

- Ao voltar para casa, as pessoas que estiveram expostas devem trocar as roupas e lavar bem as mãos e o rosto, evitando ao máximo a exposição da pele.

- Os moradores vizinhos às usinas nucleares também devem evitar beber água de poços e comer alimentos que tenham sido deixados ao ar livre.

As substâncias emitidas pelas usinas nucleares podem conter iodo radioativo e gases raros. Acumular esses elementos no corpo humano pode causar danos à saúde em longo prazo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação