Mundo

Secretário de Energia dos EUA defende medidas de segurança nuclear

postado em 15/03/2011 12:28
Washington, - O secretário americano de Energia, Steven Chu, assegurou nesta terça-feira ante o Congresso que os Estados Unidos deverão aprender lições com a crise nuclear no Japão, mas estimou que as medidas de segurança nas centrais nucleares de seu país são muito rígidas.

"O povo americano deve ter plena confiança de que os Estados Unidos têm regras rigorosas de segurança e que os construtores das usinas claramente consideram coisas como tsunamis e terremotos", afirmou Chu ante um comitê do Congresso.

Quando os Estados Unidos constroem uma usina nuclear perto de uma linha de falha geológica, os funcionários "avaliam qual é risco máximo de um tremor potencial e a usina é construída levando isso em conta", afirmou o secretário.

Mas a maior parte dos Estados do país, entre os quais figuram aqueles em que estão instaladas centrais atômicas, não estão preparados para enfrentar uma catástrofe nuclear, advertiu, por sua vez, a secretária de Saúde em um estudo publicado na segunda-feira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação