Mundo

Diretora de presídio é assassinada por detentos no México

Agência France-Presse
postado em 15/03/2011 21:22
México - Rebeca Nicasio, diretora interina do presídio da cidade de Nuevo Laredo no México, na fronteira com os Estados Unidos, foi morta a facadas durante uma inspeção de rotina no módulo 3 da penitenciária - a mesma onde foi registrada fuga em massa no ano passado.

Ela foi atacada e esfaqueada quatro vezes por um dos detentos, durante uma briga entre presidiários, informou a Procuradoria do Estado de Tamaulipas.

Rebeca Nicasio substituía o diretor Efraín Hernández, desaparecido desde 17 de dezembro depois da fuga de 151 presos que, segundo investigação do Ministério Público, saíram pela porta principal, com a cumplicidade dos guardas.

A região de fronteira com os Estados Unidos, no nordeste do México, vem registrando um aumento da violência, dirigida por cartéis da droga, que lutam contra as forças de segurança que tentam conter as rotas do tráfico de drogas para o mercado americano.

Quarenta guardas foram detidos depois da fuga.

No ano passado, cerca de 350 presos protagonizaram nove fugas dos cárceres de Tamaulipas, que abrigam 7.800 detentos.

No total, 34,6 mil pessoas foram mortas desde que o presidente mexicano, Felipe Calderón, lançou uma ação militar contra os cartéis de drogas no país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação