Mundo

Vaso de confinamento do reator 3 de Fukushima foi danificado

Agência France-Presse
postado em 16/03/2011 02:55
Tóquio - O vaso de confinamento do reator 3 da central nuclear de Fukushima está "parcialmente danificado", declarou nesta quarta-feira o porta-voz do governo Yukio Edano.

Segundo o porta-voz, a fumaça branca sobre o reator 3 do complexo de Fukushima é, sem dúvida, vapor.

"O cenário mais provável é uma fuga de vapor após um dano no vaso de confinamento".

O anúncio ocorreu quando a radioatividade saltava em Fukushima, "pouco depois das 10H00 local, quando os níveis subiram bruscamente" na entrada do complexo, segundo Edano.

"Às 10H45, o nível em torno da entrada do complexo era de 6,4 millisieverts, mas às 10H54 caiu para 2,9 millisieverts", revelou um funcionário da agência nuclear japonesa.

A ameaça levou o governo a retirar os funcionários que ainda permaneciam na central nuclear "para uma zona segura, de maneira temporária".

Na terça-feira, Edano havia anunciado níveis de radiação centenas de vezes mais elevados que o padrão, entre os reatores 3 e 4 de Fukushima.

Este nível chegou até 400 millisieverts junto ao reator 3 e a 100 millisieverts em torno do reator 4.

A partir de uma dose de 100 millisieverts cresce o risco de câncer para o ser humano.

A população já foi retirada de um raio de 20 km em torno da central de Fukushima 1 e no raio de 20 a 30 km do complexo deve permanecer em casa para não se expor à radiação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação