Mundo

Cerca de 500 mil japoneses foram obrigados a sair de casa, informa OMS

postado em 16/03/2011 15:31

A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou nesta quarta-feira (16/3) que cerca de 500 mil pessoas foram retiradas dos locais onde vivem, no Japão, em decorrência do terremoto, do tsunami e dos acidentes nucleares que afligem o país desde a semana passada.

A retirada das pessoas foi determinada pelas autoridades japonesascomo precaução e por medida de segurança. Pelos dados oficiais, até o momento foram contados 3.570 mortos e 7,6 mil desaparecidos.

Falta
A agência advertiu que faltam energia e medicamentos nos hospitais japoneses e que mais de 20 mil pessoas buscam refúgio. A situação se agrava ainda mais com as baixas temperaturas do inverno no Hemisfério Norte. Estimativas não oficiais indicam que o número de vítimas no país tende a aumentar.

Entenda
Na sexta-feira passada, um terremoto de 9 graus de magnitude na escala Richter atingiu o Nordeste do Japão, seguido por um tsunami e explosões em uma central de geração de energia nuclear no Norte do país, que provocaram vazamento de material radioativo.

A situação piorou em decorrência das dificuldades de acesso a alguns locais e da falta de alimentos, água, energia e combustíveis.

Brasileiros

A comunidade brasileira no japão reúne aproximadamente 254 mil pessoas que moram, na maioria, no Centro e no Sul do arquipélago.

Nas regiões de Miyagi, Fukushima, Iwate e Aomori, as mais afetadas pela tragédia, vivem apenas 777 brasileiros, segundo dados do Itamaraty.

Um grupo de 25 brasileiros foi retirado ontem (15) de Miyagi e Fukushima e uma nova operação de resgate está sendo preparada para sexta-feira (18).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação