Agência France-Presse
postado em 16/03/2011 19:50
Washigton - A cantora americana Lady Gaga anunciou nesta quarta-feira (16/3) ter arrecadado US$ 250 mil em dois dias para as vítimas do terremoto e tsunami do Japão com as vendas de uma pulseira de borracha, enquanto outros grupos americanos fizeram campanha pela solidariedade."Monstros (maneira como Lady Gaga se refere aos fãs): em 48 horas nós levantamos um quarto de milhão de dólares para ajudar o Japão", disse a pop star em seu Twitter. "É importante ajudar".
Lady Gaga colocou à venda na segunda-feira as pulseiras brancas com os dizeres em vermelho, em inglês e japonês, "Nós rezamos pelo Japão". O lançamento do produto foi feito através de uma mensagem no Twitter, três dias após o terremoto de magnitude 9 que abalou o país.
As pulseiras estão sendo vendidas a 5 dólares e podem ser encomendadas através do site da cantora.
Tudo o que for arrecadado vai diretamente para o Japão, afirma o site, sem precisar qual organização de ajuda recebe as contribuições. Na página do Facebook da artista, um link convida as pessoas a ajudar a organização "Save the Children" no Japão.
Lady Gaga possui 30 milhões de fãs em sua página do Facebook e mais de oito milhões de seguidores em seu Twitter, o que faz dela a pessoa mais "seguida" de todas as redes sociais.
O grupo de rock californiano Linkin Park, cujo cantor Mike Shinoda é de origem japonesa, elaborou, por sua vez, uma camiseta estampada com a frase "Vocês não estão sozinhos" (Not Alone), título de uma de suas canções. O resultado das vendas será revertido à Music for Relief, uma entidade de artistas que arrecada fundos para ajudar vítimas de desastres naturais.
O grupo de hip-hop Black Eyed Peas também encorajou as doações às vítimas da catástrofe no Japão, dedicando uma mensagem no fim de seu mais novo videoclip pedindo aos fãs que doem para a Cruz Vermelha.
O vídeo que se chama "Just Can;t Get Enough" foi gravado no Japão uma semana antes do terremoto. "Estamos de coração com o povo japonês que foi tão duramente atingido por esta catástrofe natural", afirmou a vocalista do grupo, Fergie, no programa de televisão Entertainement Tonight.