Mundo

Operadora de Fukushima divulga relatório sobre situação dos reatores

Segundo a Tepco, as unidades mais danificadas são as Nº 3 e 4

postado em 17/03/2011 13:13
A Tokyo Eletric Power Company (Tepco), empresa responsável pela administração da usina nuclear de Fukushima, divulgou um relatório sobre a situação de todas as unidades e reatores desde que ocorreu o terremoto de magnitude 9,0 até a tarde desta quinta-feira (17/3).

Unidade 1 - O reator foi desligado. No terremoto do dia 12 de março às 3h36 (horário do Japão) foram registradas explosões de hidrogênio, cujas causas ainda está sendo investigadas. Há funcionários trabalhando para reduzir a temperatura do combustível nuclear com a irrigação de água do mar.

Unidade 2 - O reator foi desligado, mas a pressão no interior aumentou, o que eleva o risco de explosão, causado, em parte, por causa da falha no sistema de resfriamento dos bastões de combustíveis. Seguindo as recomendações do governo, a Tepco resfria o reator com água do mar. Por volta das 6h (horário do Japão), um ruído anormal pôde ser ouvido próximo à câmara de pressão. Trabalhadores da Tepco e de outras empresas envolvidas indiretamente trabalham no local.

Unidade 3 - O reator foi desligado depois de uma explosão de hidrogênio nesta segunda-feira (14/3). Na quarta (16/3), uma névoa branca preocupou os trabalhadores da usina e, nesta quinta, a pressão da câmara aumentou e a situação está sendo monitorada no momento. A fim de esfriar a piscina de combustíveis da Unidade 3, as Forças de Auto Defesa japonesas utilizaram helicópteros para jogar a água.

Unidade 4 - O reator foi desligado para inspeção. A Tepco confirmou danos ao redor da área N;5, no último piso do reator nuclear incêndio foi registrado na parte noroeste do prédio da unidade e a empresa já acionou o Corpo de Bombeiros e autoridades competentes, mas, às 11h de hoje, quando os funcionários chegaram ao local, o fogo já tinha baixado.

Unidade 5 - O funcionamento foi interrompido para manutenção. O reator foi desligado, mas mantém a refrigeração de acordo com os níveis recomendados de segurança. Atualmente, a companhia energética acredita que não há quaisquer vazamentos para dentro do reator.

Unidade 6 - O funcionamento foi interrompido para manutenção. O reator da Unidade 6 também está com os níveis de refrigeração dentro das normas de segurança e não há vazamentos para dentro do reator, assim como ocorre com a Unidade 5.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação