Mundo

Manifestações em toda a Espanha contra a energia nuclear

Agência France-Presse
postado em 17/03/2011 17:39
Madri - Manifestantes ambientalistas se reuniram na tarde desta quinta-feira (17/3) em várias cidades da Espanha para exigir o fim da energia nuclear e o desmantelamento das seis centrais do país, pedindo que seja ouvida a "advertência" do acidente de Fukushima, no Japão.

Alguns usando máscaras e exibindo cartazes com frases como "Usinas nucleares, nem aqui nem no Japão", os manifestantes se concentraram em pequenos grupos em mais de 30 cidades espanholas, entre elas Madri, Barcelona, Sevilla e Valladolid.

As manifestações foram convocadas por organizações como a Ecologistas em Ação e o Greenpeace, que exigem o fechamento das seis centrais nucleares espanholas, principalmente duas delas, Santa María de Garoña, no norte, e Cofrentes, no leste, que utilizam uma tecnologia similar à de Fukushima.

Em Madri, cerca de 200 pessoas se concentraram na Porta do Sol, muitas delas exibindo cartazes com a frase "Todos com o Japão".

"O que acontece no Japão mostra que coisas improváveis acabam de acontecer", explicou Francisco Castejón, porta-voz da Ecologistas em Ação, uma das principais organizações ambientalistas espanholas.

A Espanha anunciou na quarta-feira que vai revisar os sistemas de segurança de suas centrais nucleares.

Orientada para as energias renováveis, a Espanha também tenta reduzir a sua dependência do petróleo e decidiu prorrogar a vida de várias de suas centrais.

Em 2009, o governo prolongou até 2013 a atividade de Garoña, a central mais antiga do país, em funcionamento desde 1971.

Em 10 de março, véspera do terremoto no Japão, o governo autorizou o prolongamento da exploração por dez anos da central de Cofrentes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação