Mundo

Japão conecta cabo de força e lança água para resfriar reatores

Agência France-Presse
postado em 17/03/2011 19:55

A Agência Internacional de Energia Atômica da ONU (Aiea) disse nesta quinta-feira (17/3), citando fontes do governo do Japão, que engenheiros instalaram um cabo de força externo no reator número 2 da Usina de Fukushima Daiichi (Leste do país), o que permitiria a reativação do sistema de resfriamento da usina.

O sistema de resfriamento dos reatores foi danificado durante o terremoto e tsunami que atingiu o país na última sexta-feira (11), mergulhando o país em uma crise nuclear.

A Aiea disse em um comunicado que o sistema de resfriamento deve ser reconectado assim que terminar o processo de despejar água para resfriar o reator de número 3.

Preocupação

De acordo com a empresa que opera a usina, a Tokyo Electric Power (Tepco), o reator número 2 preocupa porque ele fica em um edifício que permanece com o teto intacto. Por isso, não pode ser resfriado por água jogada de helicópteros.
[SAIBAMAIS]
Nesta quinta-feira, toneladas de água foram despejadas nos reatores 3 e 4 por helicópteros e caminhões de bombeiros da Força de Autodefesa do Japão e por um caminhão-pipa da polícia japonesa.

O objetivo da operação é impedir o derretimento das barras de combustível nuclear armazenadas no reservatório. Se danificadas, elas podem liberar muita radioatividade na atmosfera.

"A unidade quatro continua sendo uma grande preocupação de segurança. Não há informações disponível sobre o nível de água no reservatório", diz a nota divulgada pela Aiea.

"A situação na Usina de Fukushima Daiichi continua muito séria, mas não houve piora significativa desde ontem (quarta-feira)."

O diretor-geral da Aiea, Yukiya Amano, chegou ao Japão nesta quinta-feira para acompanhar de perto as tentativas do governo de evitar maiores vazamentos de radiação.

A agência de notícias japonesa Kyodo Newsdisse que as tentativas de jogar água no reservatório de combustível do reator 3 de Daiichi foram bem sucedidas.

A Tepco informou que o vapor que subiu do edifício do reator sugere que a operação conseguiu estabilizar a temperatura do reservatório, que estava aquecendo rapidamente. No entanto, não houve decréscimos imediatos nos níveis de radiação da usina, segundo a Kyodo.

A agência disse que houve emissão de fumaça em outro reservatório, o que sugere que mais uma operação similar pode ser necessária.

O porta-voz do governo, Yukio Edano, disse à imprensa que a missão continuará durante a sexta-feira (18).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação