Mundo

UE saúda resolução da ONU sobre Líbia e promete colaborar

Agência France-Presse
postado em 17/03/2011 21:51
Bruxelas - A União Europeia (UE) saudou nesta quinta-feira (17/3) a decisão do Conselho de Segurança da ONU de recorrer ao uso da força para impedir que o regime do coronel Muamar Kadafi massacre a rebelião na Líbia, e prometeu "colaborar para sua aplicação".

"Saudamos a resolução aprovada esta noite pelo Conselho de Segurança", destaca um comunicado firmado pelo presidente da UE, Herman Van Rompuy, e sua chefe da diplomacia, Catherine Ashton.

"A UE está disposta a implementar esta resolução dentro de seu mandato e de suas competências", informa o comunicado, assinalando que os países europeus se reunirão na próxima semana para "adotar as medidas necessárias a este respeito".

O Conselho de Segurança aprovou hoje "todas as medidas necessárias, incluindo o uso da força", para deter o avanço do coronel Muamar Kadafi sobre os rebeldes líbios.

A resolução inclui o estabelecimento de uma zona de exclusão aérea sobre a Líbia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação