Mundo

Milhares de manifestantes xiitas tomas as ruas da capital do Bahrein

Agência France-Presse
postado em 18/03/2011 09:41
Diraz - Milhares de manifestantes xiitas voltaram às ruas nesta sexta-feira (18/3) cantando slogans contra o governo perto de Manama, apesar da proibição de novos protestos pelas autoridades.

As manifestações, na cidade de Diraz, vizinha da capital barenita, acontecem um dia depois da oposição convocar a população a continuar protestando.

As forças de segurança mantiveram-se longe das passeatas. A repressão contra a oposição à dinastia sunita dos Al Khalifa provocou nesta semana pelo menos oito mortos, quatro manifestantes e quatro policiais.

"Estamos dispostos a sacrificar nosso sangue e nossa alma por Bahrein", gritavam os manifestantes.

As autoridades do Bahrein decretaram nesta semana o estado de exceção, que proíbe a concentração de pessoas, após semanas de tensão política.

Um respeitado clérigo xiita do Bahrein, xeque Qasem, pediu em seu sermão desta sexta-feira que os princípios da não violência sejam respeitados.

"A abordagem pacífica foi nossa opção desde o princípio", declarou Qasem. "Não se deixem levar pela violência que as autoridades estão provocando".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação