Mundo

Esposas de manifestantes paquistaneses protestam contra Estados Unidos

postado em 18/03/2011 12:43
Islamabad - Milhares de pessoas manifestaram nesta sexta-feira (18/3) nas ruas de várias cidades paquistanesas contra o ataque de um avião não tripulado americano que matou 35 pessoas esta semana e a libertação de um empregado da CIA que estava preso por assassinato.

Na Embaixada dos Estados Unidos em Islamabad um forte dispositivo de segurança foi instaurado e os consulados americanos em Karachi, Lahore e Peshawar foram fechados por medo de distúrbios. No entanto, houve menos manifestantes que esperado e não foram registrados atos de violência.

Cerca de três mil pessoas se reuniram em frente à Mesquita Vermelha de Islmadad para protestar contra a libertação de Raymond Davis, um americano funcionário da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA) que matou a tiros dois paquistaneses em janeiro, constatou um jornalista da AFP.

Davis foi libertado na quarta-feira após pagar 2 milhões de dólares aos familiares dos homens assassinados em uma rua de Lahore.

Em Miranshah, a principal cidade da zona tribal do Waziristão do Norte, onde ocorreram os últimos ataques com aviões teleguiados, mais de mil pessoas manifestaram pedindo o fim imediato dos bombardeios destes aviões e indenizações aos familiares das vítimas.

As autoridades políticas e chefes militares paquistaneses condenaram na quinta-feira o ataque com avião teleguiado contra um esconderijo de militantes no Waziristão do Norte, no qual morreram policiais e civis, exigindo um pedido de desculpas e explicações dos Estados Unidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação