Mundo

Egípcios se manifestam na praça Tahrir contra emendas constitucionais

Agência France-Presse
postado em 18/03/2011 15:20
Cairo - Milhares de pessoas se manifestaram nesta sexta-feira (18/3) na simbólica Praça Tahrir, no centro do Cairo, contra as emendas à Constituição sobre as quais os egípcios devem se pronunciar em referendo neste sábado.

"Abaixo a Constituição" e "O povo quer uma nova Constituição" eram os slogans usados pelos manifestantes neste simbólico lugar de protestos que acabaram por derrubar o presidente Hosni Mubarak, em 11 de fevereiro.

Carta Magna
Os jovens militantes partidários da democracia, que iniciaram o movimento popular em 25 de janeiro, convocaram uma nova manifestação para esta sexta para expressar sua rejeição às emendas e exigir uma nova Carta Magna, afirmando que "remendar" a Constituição não é suficiente.

Os egípcios vão às urnas neste sábado para um referendo sobre emendas constitucionais, uma votação que constitui um primeiro teste para a transição conduzida pelo exército desde a queda do presidente Hosni Mubarak.

Os eleitores devem decidir entre o "sim", favorável a uma transição rápida com mudanças limitadas pela Constituição, e o "não", que defende uma nova lei fundamental, sendo necessário mais tempo e a revisão do processo iniciado pelos militares.

Um fracasso deste referendo complicaria a tarefa do exército, que espera passar à organização das eleições legislativas e presidenciais, a princípio em seis meses, com a finalidade de devolver ao país mais populoso do mundo árabe um poder civil.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação