Mundo

Tsunami no Japão pode ter chegado a 23 metros

Agência France-Presse
postado em 18/03/2011 15:32
Osaka - O tsunami que devastou a costa nordeste do Japão, após o violento terremoto de 11 de março, atingiu uma altura de ao menos 23 metros, segundo um estudo japonês citado nesta sexta-feira (18/3) pelo jornal Yomiuri Shimbun.

O Instituto de Pesquisa sobre Portos e Aeroportos do Japão mediu em Ofunato, na prefeitura de Iwate, o tsunami que varreu do mapa cidades costeiras inteiras, segundo o jornal.

O mais forte tsunami a atingir o Japão após um terremoto foi medido em 38,2 metros, em 1896, precisou o jornal.

O estudo do instituto foi conduzido nesta sexta-feira graças ao sistema de posicionamento via satélite GPS e outros instrumentos de medida, acrescentou o Yomiuri Shimbun.

A Autoridade de Informação Geoespacial do Japão anunciou que ao menos 400 quilômetros quadrados foram inundados pelo tsunami de 11 de março. Esse número poderia ainda ser revisto para cima, informou essa autoridade, já que ainda falta analisar fotos aéreas de 20% das zonas atingidas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação