Agência France-Presse
postado em 18/03/2011 15:48
Washigton - O presidente americano, Barack Obama, disse nesta sexta-feira (18/3) que o líder líbio Muamar Kadafi foi "amplamente alertado" antes de a comunidade internacional escolher usar a força contra ele."Um amplo alerta foi dado para que Kadafi interrompesse sua campanha de repressão", disse Obama.
Obama disse também que nenhuma tropa americana será mobilizada na Líbia enquanto o Ocidente e as nações árabes preparam ações militares contra o líder líbio.
"Se Kadafi não obedecer a resolução (da ONU), a comunidade internacional imporá consequências. A resolução será reforçada com ações militares", disse.
"Os Estados Unidos não mobilizarão tropas terrestres à Líbia. E não usaremos força para ir além de um objetivo bem definido, especificamente, a proteção de civis na Líbia."
Segundo o presidente americano, as potências mundiais estão preocupadas com a possibilidade de o líder líbio cometer atrocidades.
"Temos todas as razões para acreditar que Kadafi cometeria atrocidades contra seu povo", disse Obama. "Milhares podem morrer. Uma crise humanitária ocorreria."