Mundo

Ban Ki-moon denuncia recurso à força contra manifestantes na Síria

postado em 18/03/2011 19:20
Nova York - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, considerou nesta sexta-feira (18/3) "inaceitáveis" as prisões arbitrárias na Síria e o recurso à força contra manifestantes que deixou quatro mortos nesse país.

"O secretário-geral exorta as autoridades sírias a evitar a violência e a cumprir seus compromissos internacionais relativos aos Direitos Humanos que garantam a liberdade de opinião e de expressão, incluindo a liberdade de imprensa e o direito de se reunir pacificamente", ressaltou seu porta-voz, Martin Nesirky.

"O secretário-geral acredita que, como em qualquer outro lugar, é da responsabilidade do governo sírio ouvir as aspirações legítimas do povo e levá-las em consideração para um diálogo político pluralista, realizando reformas autênticas, não pela repressão", acrescentou.

Quatro manifestantes foram mortos e centenas ficaram feridos nesta sexta-feira quando foram atacados pelas forças de segurança na Síria, onde várias cidades registraram manifestações sem precedentes contra o poder desde a chegada do presidente Bachar al-Assad em 2000.

Em Deraa, 120 km ao sul de Damasco, "as forças de segurança abriram fogo com balas reais contra manifestantes", declarou à AFP um militante dos Direitos Humanos no país, contatado por telefone de Nicósia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação