Mundo

Diplomata americana afirma que Kadafi viola cessar-fogo

Agência France-Presse
postado em 18/03/2011 20:08

Nova York - As forças líbias do coronel Muamar Kadafi violam o cessar-fogo previsto na resolução do Conselho de Segurança sobre a Líbia, declarou nesta sexta-feira (18/3) a embaixadora americana nas Nações Unidas, Susan Rice, em entrevista à CNN.

"Sim, ele a violou", afirmou Rice sobre Khadafi ao ser perguntada a respeito da resolução 1973 das Nações Unidas adotada na quinta-feira.

"A resolução 1973 exige um cessar-fogo imediato e o fim de todas as operações ofensivas. Ela também proíbe todos os voos sobre a Líbia", destacou Rice.
[SAIBAMAIS]
Em caso de violação desta resolução, os Conselho de Segurança autorizou o emprego "de todas as medidas necessárias" para proteger os civis, incluindo o uso da força.

Ultimato

Rice lembrou que "o presidente (Barack Obama) impôs um ultimato esta tarde, com efeito imediato, para que Kadafi decrete um cessar-fogo".

Obama destacou hoje que Kadafi foi "amplamente alertado" antes de a comunidade internacional escolher usar a força contra ele para "interromper sua campanha de repressão".

"Se Kadafi não obedecer a resolução (da ONU), a comunidade internacional imporá consequências. A resolução será reforçada com ações militares", advertiu o presidente americano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação