Mundo

Começa referendo de reforma constitucional no Egito

Agência France-Presse
postado em 19/03/2011 09:24

CAIRO - Os colégios eleitorais egípcios abriram neste sábado (19) às 8h locais (03h de Brasília) para um referendo sobre emendas constitucionais, na primeira consulta popular desde a queda do presidente Hosni Mubarak em 11 de fevereiro, constatou a AFP. Em torno de 45 milhões de eleitores foram chamados para se pronunciar nas urnas até as 19h locais (14h de Brasília).

No Cairo, eram formadas filas de espera de várias dezenas de pessoas quando os centros de votação foram abertos, enquanto a rádio divulgava mensagens chamando a população a participar da consulta porque "seu voto conta".

Os partidários das reformas são favoráveis a uma transição rápida com mudanças constitucionais restritas e os outros preferem uma nova Carta Magna, mesmo que leve tempo para obtê-la.

O poderoso movimento Irmandade Muçulmana apoiou a reforma, considerada indispensável para estabilizar o país.

As emendas foram elaboradas por uma comissão de juristas designada pelo exército, a cargo da direção do país desde a derrubada de Mubarak após revolta popular. As forças armadas se comprometeram a estabelecer um regime civil, eleito democraticamente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação