Agência France-Presse
postado em 19/03/2011 14:45
As forças leais a Muamar Kadafi lançaram neste sábado (19/3) uma grande ofensiva contra os bairros residenciais próximos a Benghazi, o reduto dos rebeldes, situado a mil quilômetros a leste de Trípoli, segundo explicou uma testemunha, contactada por telefone."Os militares do regime atacaram zonas residenciais, depois de obter a ordem de disparar indiscriminadamente, por isso, está ocorrendo um massacre", explicou essa fonte.
A testemunha confirmou que os bairros do oeste de Benghazi foram bombardeados pelas forças de Kadafi, mas completou que nenhum carro de combate entrou no centro da cidade.
"Apenas os carros de combate dos insurgentes estão presentes no centro de Benghazi, mas os milicianos são visíveis em vários bairros", informou a testemunha.
Segundo fontes rebeldes, a artilharia e os tanques estão lançando um árduo ataque contra os bairros situados a aoeste da cidade e alguns obuses caíram no centro, sobretudo na rua principal Gamal Abdel Nasser.
Os violentos confrontos ocorreram em Foweihat, a 5 quilômetros do centro, entre os rebeldes e as forças de Kadafi, que disparavam e lançavam granadas.
Milhares de pessoas fugiram neste sábado do centro de Benghazi para o nordeste, constatou um jornalista da AFP.