Trípoli ; A TV estatal líbia anunciou neste sábado (19/3) que um avião de combate francês foi abatido sobre Njela, distrito de Trípoli, por baterias antiaéreas das forças leais ao coronel Muamar Kadafi.
"A defesa antiaérea abateu um avião francês no setor de Njela, na área de Trípoli", revelou a TV líbia, sem dar mais detalhes.
Já o coronel Thierry Burkhard, do Estado-Maior da França, desmentiu a queda de qualquer caça francês no território líbio neste sábado.
"Objetivos civis" nas cidades costeiras de Trípoli, Misrata, Zuara e Benghazi foram alvo de ataques aéreos neste sábado dos inimigos", informou um porta-voz do Exército líbio citado pela TV estatal.
"O inimigo tomou como alvo objetivos civis em Trípoli, Misrata, Zuara (oeste) e Benghazi (leste)", revelou a TV líbia, acrescentando que um dos locais atingidos é o hospital de Bir Osta Miled, 15km a leste da capital.
A TV estatal já havia informado que um ataque aéreo tinha deixado vários civis feridos em Trípoli, onde bolas de fogo e colunas de fumaça eram visíveis no leste da cidade.
Um alto oficial líbio qualificou os ataques de "agressão bárbara" contra objetivos civis e militares que provocou "numerosas vítimas" e "graves danos materiais".
Estados Unidos e Grã-Bretanha dispararam mais de 110 mísseis de cruzeiro Tomahawk contra a Líbia neste sábado, segundo o Pentágono.
Os mísseis foram disparados de navios e submarinos e atingiram "mais de 20 alvos", incluindo instalações do sistema integrado de defesa antiaérea e de comunicações estratégicas, todos situados na costa, afirmou o almirante americano William Gortney.