postado em 20/03/2011 16:19
O governo do Japão aconselhou a população da cidade de Fukushima a não beber água da torneira por causa do iodo radioativo. As autoridades japonesas relataram alguns progressos na tentativa de controlar os danos aos reatores nucleares, mas a crise está longe de terminar com a descoberta também de vegetais contaminados por radiação. O Ministério da Saúde do Japão anunciou que os testes detectaram quantidades excessivas de elementos radioativos em crisântemos e outros vegetais.
A Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) disse que nas últimas horas houve uma evolução positiva na Usina Nuclear de Fukushima. %u201CHouve uma evolução positiva nas últimas 24 horas, mas a situação continua muito grave", disse à imprensa Andrew Graham, um cientista da Aiea. %u201COs níveis de radiação não mudaram muito desde sábado e estão abaixo dos níveis prejudiciais à saúde humana", completou.
A segurança dos alimentos e da água é motivo de preocupação também para a Aiea. "Em algumas áreas, leite e alguns produtos frescos, como espinafres e cebolas, têm um nível [de radiação] significativamente acima do que está estabelecido no Japão como seguro", afirmou o cientista.