Mundo

Ataque da aviação israelense fere 17 na Faixa de Gaza

Agência France-Presse
postado em 21/03/2011 21:07
Gaza - A aviação israelense lançou cinco ataques contra a Faixa de Gaza na noite desta segunda-feira (21/3), ferindo 17 pessoas, informaram os serviços médicos palestinos.

O ataque, visando posições do Hamas, atingiu um prédio da polícia do movimento islâmico no norte do território, campos de treinamento das Brigadas Ezzedine al-Qassam, braço armado da organização, e uma fábrica de material de construção nos arredores de Gaza, segundo testemunhas.

Entre os feridos, a maioria levemente, há sete mulheres e duas crianças, disse à AFP o porta-voz dos serviços de emergência na Faixa de Gaza, Adham Abu Selmiya.

O Exército israelense não comentou a ação.

A aviação de Israel bombardeou ainda ao menos três posições na zona da cidade de Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza, sem causar vítimas.

Na primeira ação contra Khan Yunis o objetivo foi um grupo de ativistas palestinos, que conseguiu escapar. Um outro ataque atingiu a prefeitura local e o terceiro visou um terreno sem construções.

Habitantes do território palestino receberam telefonemas do Exército israelense alertando sobre possíveis ataques contra posições do Hamas na Faixa de Gaza.

A ação ocorre após as Brigadas Ezedin Al Qasam declararem sua disposição de respeitar a trégua, desde que Israel "cesse sua agressão" contra o território palestino.

"Se o inimigo deter a escalada e sua agressão contra nosso povo, poderemos ter a ação de consenso nacional palestino", expressou o Hamas sobre a trégua anunciada pelo movimento islâmico em janeiro de 2009, após uma grande operação militar de Israel.

"Mas o inimigo pagará um alto preço se prosseguir com sua agressão e seus crimes contra nosso povo na Faixa de Gaza".

Na madrugada de hoje, um disparo procedente de Gaza atingiu o sul de Israel, poucas horas após um foguete explodir na cidade de israelense de Ashkelon, na zona da fronteira. Os dois ataques não deixaram feridos.

No sábado, as Brigadas Ezedin Al Qasam fizeram mais de 50 disparos de morteiro contra o território israelense, após a morte de dois de seus militantes nos dias precedentes.

Nesta segunda-feira, o vice-ministro israelense das Relações Exteriores, Dany Ayalon, ameaçou de morte dos líderes do Hamas se prosseguirem com seus ataques a Israel.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação