Mundo

Fumaça cobre reatores 2 e 3 de Fukushima

Agência France-Presse
postado em 21/03/2011 21:58

Osaka- Colunas de fumaça branca subiam na manha desta terça-feira (hora local) dos reatores 2 e 3 da central de Fukushima 1, epicentro da crise nuclear provocada pelo tsunami que atingiu o nordeste do Japão há 11 dias, informou a agência de notícias Kyodo.

Tsunami

O tsunami que atingiu a central nuclear japonesa Fukushima Daiichi tinha ao menos 14 metros de altura, revelou nesta terça-feira (hora local) a Tokyo Electric Power (Tepco).

Até o momento, a estimativa do tamanho da onda que varreu o complexo nuclear, situado na costa japonesa (250 km a nordeste de Tóquio), era de 10 metros.

A central de Fukushima Daini, a cerca de 10 km ao sul da primeira, também foi varrida pelo tsunami, mas sofreu menos danos.
[SAIBAMAIS]
Um funcionário de Fukushima Daini contou a rede de televisão NHK que no dia 11 de março foi evacuado para uma colina próxima à usina após o terremoto.

"Houve um recuo do oceano de mais de 200 metros e depois surgiu o tsunami, que inundou a central. A onda passou sobre o dique e arrastou os carros estacionados, foi impressionante".

A Tepco construiu as duas centrais nucleares para resistir a um terremoto de 8 graus de magnitude e a um tsunami de 5,7 metros de altura em Fukushima Daiichi, e de 5,2 metros em Fukushima Daini.

A crise nuclear em Fukushima Daiichi foi provocada pelo colapso na refrigeração dos reatores, após o tsunami interromper o fornecimento de energia e paralisar as bombas d;água. O sistema de emergência, que utiliza geradores a diesel, também caiu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação