Mundo

Kadafi continua ataques à população civil

Agência France-Presse
postado em 22/03/2011 14:51
WASHINGTON - As forças leais ao coronel líbio Muamar Kadafi prosseguem atacando a população civil no terceiro dia da intervenção militar da coalizão internacional na Líbia, disse nesta terça-feira (23/3) o almirante americano Samuel Locklear, comandante da operação "Odisseia do Alvorecer".

"Na minha opinião, apesar de nosso sucesso, Kadhafi e suas forças não cumprem a resolução da ONU, com contínuas ações agressivas de suas tropas contra a população civil da Líbia", afirmou à imprensa Locklear, a bordo do USS Mount Whitney.

Segundo ele, as forças leais a Kadhafi devem se retirar das cidades de Ajdabiya, Misrata e Zawiya.

Em relação aos tripulantes de um caça F-15 americano que caiu na Líbia na noite de segunda-feira devido a uma falha técnica, Locklear disse que "os dois estão a salvo."

"Um deles foi resgatado pelas forças da coalizão e o outro, pelos líbios, mas foi tratado com dignidade e respeito", acrescentou.

Em Paris, o chanceler francês, Alain Juppé, disse que a operação militar internacional na Líbia pode cessar "a qualquer momento" se Muamar Kadhafi aceitar um cessar-fogo, como o estipulado pelo Conselho de Segurança da ONU.

"A intervenção militar pode cessar a qualquer momento se o regime de Trípoli cumprir de forma exata e completa as resoluções do Conselho de Segurança, se aceitar um cessar-fogo autêntico e retirar suas tropas", precisou o chefe da diplomacia francesa na Assembleia Nacional (Câmara de Deputados).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação