Mundo

Preocupada com 'escalada' em Gaza, UE condena atentado em Jerusalém

Agência France-Presse
postado em 23/03/2011 19:11
Bruxelas - A alta representante da UE para Relações Exteriores, Catherine Ashton, condenou nesta quarta-feira (23/3) o atentado em Jerusalém e se disse preocupada com a "escalada da violência" na Faixa de Gaza, considerando "inaceitáveis" os ataques contra civis.

"Condeno da maneira mais forte o ataque terrorista desta tarde em Jerusalém", indicou em um comunicado.

"Condeno os recentes disparos de foguetes e de morteiro da Faixa de Gaza contra a população civil israelense", disse.

Ashton também lamentou "profundamente" as mortes em Gaza, e manifestou a sua "preocupação mais profunda com a escalada da violência na Faixa".

"Os ataques contra não importa quais civis são completamente inaceitáveis, em todas as circunstâncias", considerou ela, pedindo "moderação" a todas as partes e "o estabelecimento de uma trégua duradoura em Gaza".

Ela também reafirmou que "negociações pacíficas" eram "o único meio de resolver o conflito no Oriente Médio".

Um atentado a bomba em Jerusalém, o primeiro do tipo na cidade desde 2004, matou nesta quarta-feira uma pessoa e feriu mais de 30.

Paralelamente, episódios de violência continuavam sendo registrados na fronteira entre a Faixa de Gaza e o sul de Israel.

A trégua de fato com Israel foi rompida após a morte de dois membros do braço armado do Hamas em um ataque aéreo israelense em Gaza há uma semana. Israel também executou ataques aéreos na terça e na quarta-feira, enquanto que disparos de morteiros e de foguetes eram executados com uma intensidade cada vez maior em direção ao território israelense a partir de Gaza.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação