Agência France-Presse
postado em 24/03/2011 20:53
Cali - Dez supostos guerrilheiros morreram nesta quinta-feira (24/3) e outros três ficaram feridos em um confronto com as forças militares ocorrido em uma região montanhosa do oeste da Colômbia, informou uma autoridade militar local.O combate entre guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e unidades do exército, da polícia e da marinha e força aérea ocorreu em uma afastada zona fronteiriça entre os departamentos de Chocó e Cauca (oeste).
"Uma operação conjunta nos permitiu acertar com 14 baixas membros do front 30 das Farc. Deles, 10 foram mortos em combate e quatro capturados, três deles ficaram feridos, a quem prestamos os primeiros-socorros", assegurou o general Jairo Erazo, da brigada local.
O oficial disse também que durante os combates, as tropas oficiais conseguiram apreender material bélico, entre eles lança-granadas, fuzis, pistolas e munições. Os quatro presos foram colocados à disposição de autoridades judiciais, informou o oficial.
As Farc são a guerrilha mais antiga do país, com 46 anos de luta armada, e contam com cerca de 8.000 integrantes, segundo cálculos militares.