Agência France-Presse
postado em 25/03/2011 02:09
Yangun - Um terremoto de 7 graus de magnitude sacudiu na noite desta quinta-feira o leste de Mianmar matando ao menos 24 pessoas, informou um responsável birmanês nesta sexta-feira.A perdas humanas se concentraram no município de Tarlay, incluindo a cidade de Tachilek, e "no total morreram 24 pessoas", disse o funcionário, acrescentando que há 20 feridos.
Segundo a mesma fonte, "cinco mosteiros e 35 prédios desabaram" na região. Na Tailândia, uma mulher de 52 anos morreu ao cair uma parede de sua casa no distrito de Mae Si, segundo a polícia local.
O abalo, que foi sentido em toda península da Indochina e na China, teve seu epicentro situado a 10 km de profundidade, na zona da fronteira com Tailândia e Laos, 90 km ao norte de Chiang Rai e a 235 km de Chiang Mai (nordeste tailandês), segundo o Instituto Geofísico dos Estados Unidos (USGS).
Às 13h no horário de Brasília, um tremor secundário voltou a abalar a mesma região e segundo o USGS, foi de 5,4 graus de magnitude.
O terremoto principal foi sentido nos prédios mais altos de Bangcoc, na Tailândia, em Naypyidaw, capital administrativa de Mianmar - centenas de quilômetros ao sul - e em Mandalay, ao norte.
No Vietnã, o diretor do departamento de Controle de Abalos Sísmicos Dinh Quoc Van informou que o terremoto foi de 5 graus na escala Richter em Hanói e de 6 na cidade de Dien Bien Phu, no noroeste do país.
A rádio nacional chinesa confirmou que o tremor atingiu a província de Yunnan (sudoeste), sem deixar danos ou vítimas, mas provocou fissuras em casas e escolas na região de Xishuangbanna, na fronteira com Myanmar.