postado em 25/03/2011 12:11
Da Agência KyodoO recente terremoto devastador impediu oito grandes montadoras japonesas de produzir um total de 356.600 veículos em meio a operações substancialmente reduzidos, de acordo com números divulgados pelas empresas até sexta-feira.
Como muitos permanecem incertos sobre quando suas plantas vão retomar as operações de pleno direito em grande parte devido à escassez de peças, o número tende a aumentar.
O impacto do terremoto de magnitude 9,0 março-11 poderiam eventualmente ser menor do que alguns fabricantes deverão aumentar a produção uma vez que as operações de pleno direito currículo.
As oito montadoras, incluindo a Toyota Motor Corp e Honda Motor Co., produziu um total de 9,22 milhões de veículos no mercado interno em 2010.
A Toyota, que pretende suspender a fabricação de automóveis até sábado, vai perder cerca de 140.000 unidades, enquanto a Honda não será capaz de produzir cerca de 46.600 unidades, uma vez que está agendada para paralisar a montagem de veículos até 03 de abril.
A Nissan Motor Co., que suspendeu a produção até sexta-feira, não poderia produzir cerca de 42.000 unidades.
Suzuki Motor Corp, que também suspendeu a produção do veículo até sexta-feira, desde um valor aproximado de cerca de 32 mil para o volume de produção afectado, com base no seu desempenho no ano fiscal anterior, encerrado em março do ano passado.
Mazda Motor Corp e Mitsubishi Motors, que suspendeu a montagem de veículos até sexta-feira, não poderia produzir cerca de 31.000 unidades e 15.000 unidades, respectivamente.
Daihatsu Motor Co. espera deter a montagem de veículos até terça-feira, afetando a produção de cerca de 27.000 unidades, enquanto a Fuji Heavy Industries Ltd. não será capaz de produzir cerca de 23.000 unidades, uma vez que os planos de suspender a fabricação de veículos até segunda-feira.
A Toyota anunciou que irá retomar a produção de três tipos de híbridos gasolina-elétrico, incluindo o Prius, na segunda-feira, e é com o objetivo de normalizar a produção em maio, após os feriados da Semana Dourada de retomar a produção de mais modelos de carro.
A Nissan, por sua vez, está se preparando para reiniciar as operações de pleno direito nas suas fábricas de montagem de veículos em 11 de abril, de acordo com fontes da indústria.