Mundo

Kadafi arma 'voluntários' contra oposição, afirma Pentágono

De acordo com alto funcionário do Pentágono, força do ditador está enfraquecida

Agência France-Presse
postado em 25/03/2011 16:03
Washigton - O coronel Muamar Kadafi fornece armas a "voluntários" civis para que combatam os rebeldes, declarou nesta sexta-feira (25/3) um alto funcionário do Pentágono, o vice-almirante Bill Gortney, que viu nessa iniciativa um sinal do enfraquecimento das forças líbias.

"Recebemos informações hoje de que começou a armar o que chama de ;voluntários; para combaterem a oposição", afirmou o vice-almirante Gortney, do Estado-Maior americano, durante uma entrevista coletiva à imprensa.
[SAIBAMAIS]
"Não estou certo de que sejam realmente voluntários e não sei quantos ele vai conseguir recrutar, mas considero revelador que julgue necessário buscar reforços entre os civis", acrescentou.

As operações aéreas foram intensificadas nas últimas 24 horas, com 153 missões, principalmente para proteger as populações civis alvejadas pelas forças líbias.

O Exército líbio está consideravelmente enfraquecido, de acordo com o vice-almirante: "Kadafi quase não tem mais defesa anti-aérea e tem apenas uma capacidade reduzida de comandar e de apoiar suas tropas no terreno".

"Sua aviação não pode mais voar, seus navios permanecem no porto, seus depósitos de munições continuam a ser destruídos, as torres de comunicação foram abatidas, seus bunkers de comando foram inutilizados", explicou também.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação