Agência France-Presse
postado em 25/03/2011 16:55
Montevidéu - O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) comparou nesta sexta-feira (25/3) o mandatário uruguaio José Mujica ao ex-presidente sul-africano Nelson Mandela e considerou que o Mercosul vive um "momento glorioso", em uma visita a Montevidéu para participar das celebrações pelos 40 anos da Frente Ampla governista.";Pepe; Mujica é uma pessoa diferente", disse Lula em declarações divulgadas pela Presidência depois de um encontro entre ambos na Embaixada do Brasil.
"Creio que Pepe Mujica é para nós latino-americanos como Mandela para o povo africano. Um homem que passa tanto tempo sendo perseguido, tanto tempo preso, quando volta à atividade política volta maior, mais generoso, mais compreensivo", assegurou o ex-presidente brasileiro, afirmando que tem "um carinho muito especial" pelo povo uruguaio.
Lula acrescentou que a presidente Dilma Rousseff "está fazendo um trabalho excepcional" e previu um fortalecimento das relações entre os dois países vizinhos.
"Acho que a relação Uruguai-Brasil vai ser cada vez mais forte, mais produtiva, porque Brasil e Uruguai não são antagônicos, são parecidos", assegurou, acrescentando que "daqui a quatro, cinco anos a relação Uruguai-Brasil estará muito melhor".
O ex-mandatário elogiou o Mercosul, que no sábado completa 20 anos.
"Hoje o Mercosul está vivendo um momento glorioso", disse Lula, elogiando a relação econômica entre os membros do bloco.
Lula chegou nesta sexta-feira ao Uruguai para ser o orador principal do ato pelo 40; aniversário da Frente Ampla (FA).