Agência France-Presse
postado em 26/03/2011 10:28
Washington - O presidente americano, Barack Obama, disse neste sábado (26/3) que a missão internacional na Líbia é clara, tem um foco bastante definido e está sendo bem sucedida, salvando incontáveis inocentes de um "banho de sangue".Sob crescente pressão para explicar sua estratégia aos americanos, Obama ofereceu o mais detalhado resumo de suas impressões do conflito até agora, insistindo que os interesses nacionais estão por trás da decisão de incluir as forças militares americanas nas operações líbias, autorizadas pelo Conselho de Segurança da ONU.
"Não tenham dúvida: uma catástrofe humanitária foi evitada e as vidas de incontáveis civis inocentes, homens, mulheres e crianças, foram salvas porque agimos rapidamente", declarou Obama em seu discurso semanal no rádio.
Uma semana após o início das operações, o presidente americano disse que pessoas inocentes estavam sendo violentadas pelo ditador Muamar Kadhafi, que ameaçou com um "banho de sangue". E, a partir do momento em que os países se prepararam para responder juntos, "é de nosso interesse nacional atuar".
"E é nossa responsabilidade. Este é um daqueles momentos", estimou. "Todos os americanos podem se orgulhar das vidas que salvamos na Líbia".
"Nossa missão militar na Líbia é clara e focada", afirmou Obama, destacando que a zona de exclusão aérea foi aprovada pelo Conselho de Segurança da ONU e que uma coalizão internacional estava protegendo a população líbia para prevenir "mais atrocidades".
"Estamos tendo sucesso em nossa missão. Incapacitamos as defesas aéreas líbias. As forças de Kadhafi não estão mais avançando pela Líbia", concluiu.