Mundo

Morreu Geraldine Ferraro, a 1a. mulher candidata a vice nos EUA

Agência France-Presse
postado em 26/03/2011 18:00
Washington - Geraldine Ferraro, a primeira mulher que se candidatou à vice-presidência nos Estados Unidos, em 1984, morre aos 75 anos, deppois de ter lutado durante anos contra um câncer, anunciou a família neste sábado.

"Ferraro era uma lutadora da justiça, uma incansável defensora das pessoas sem voz", afirmou sua família em um comunicado.

Geraldine Ferraro foi companheira de chapa do candidato democrata Walter Mondale nas eleições de 1984, vencidas por uma ampla marge pelo presidente republicano Ronald Reagan.

As mensagens de condolência se multiplicaram na esfera política, destacando-se as palavras do presidente Barack Obama, que a recordou como uma pioneira.

"Geraldine será recordada eternamente como uma pioneira que derrubou barreira para as mulheres, e para os americanos de todas as origens e contextos", declarou Obama em um comunicado.

Obama afirmou que suas filhas Sasha e Malia "crescerão num Estados Unidos mais igualitário gra;as à vida Geraldine Ferraro escolheu viver", acrescentou.

Por sua parte, a democrata Nancy Pelosi, presidente da Câmara de Representantes entre 2007 e 2011, descreveu Ferraro como uma "fonte de orgulho para todos no Congresso".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação