Mundo

Dois jornalistas da Reuters desaparecidos na Síria

Agência France-Presse
postado em 27/03/2011 18:17
Londres - Dois jornalistas da Reuters que cobriram as revoltas na Síria se encontram desaparecidos desde sábado, informou neste domingo a agência de notícias britânica.

O produtor Ayat Basma e o cinegrafista Ezzat Baltaji, que deviam voltar para sua base no Líbano, não dão notícias desde a tarde de sábado, quando Baltaji deixou uma mensagem para um companheiro em Beirut na qual dizia: "Vamos sair agora".

O editor-chefe da Reuters, Stephen Adler, reconheceu que todos os colegas da agência estão profundamente preocupdos.

Mais cedo, a agência informou que as autoridades sírias retiraram a credencial de um de seus correspondentes, acusando-o de cobrir de maneira "falsa e não profissional" os acontecimentos no país.

Khaled Yacoub Oweis, de nacionalidade jordaniana e que vive en Damasco desde 2006, recebeu na sexta-feira instruções para deixar o país.

"Lamentamos a decisão do governo sírio de excluir nosso correspondente. Estamos determinados a seguir adiante com nossa cobertura imparcial e exata da situação na Síria", declarou Stephen Adler.

A ONG Repórteres Sem Fronteiars condenou na sexta-feira a censura imposta pelas autoridades sírias aos meios de comunicação nacionais e estrangeiras.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação