Mundo

Partido da chanceler alemã derrotado em importante eleição regional

postado em 27/03/2011 18:47

Berlim - Os conservadores alemães da chanceler Angela Merkel sofreram uma importante derrota neste domingo em uma importante eleição regional, em benefício dos Verdes ecologistas, num contexto de oposição à energia nuclear, segundo os primeiros resultados oficiais.

Os Verdes e seus aliados social-democratas (SPD) têm vantagem de mais de três pontos percentuais sobre os cristão-democratas (CDU) da chanceler Angela Merkel e seus aliados liberais (FDP). Segundo os resultados oficiais provisórios, o CDU (que governa esse estado desde 1953) e a FDP obtém 67 cadeiras, das 71 que somam os Verdes e o SPD.

Os grandes vencedores das eleições no rico estado de Baden-Wurtenberg (sudoeste), sede de grandes empresas como Daimler e Porsche, são os Verdes, que conseguem 24,2% frente aos 11,7% em 2006. São os melhores resultados já obtidos pelos ecologistas.

Pela primeira vez desde sua fundação em 1980, os Verdes podem reivindicar o posto de chefe de um governo regional, caso se aliem, como previsto, com os social-democratas, que obtiveram 23,1%. O mal-estar contra a política nuclear de Merkel dominou as eleições em Baden-Wurtenberg, um estado onde se encontram quatro dos 17 reatores nucleares do país. O debate nuclear foi retomado na Alemanha por causa da catástrofe da usina japonesa de Fukushima.

Na véspera, milhares de pessoas protestaram neste sábado nas principais cidades da Alemanha para exigir o fechamento das centrais nucleares do país. Mais de 50.000 manifestantes participaram da passeata organizada em Berlim, informou a polícia local.

Pouco depois do início da crise em Fukushima, Merkel anunciou o fechamento temporário dos reatores mais antigos e a realização de uma auditoria de todo o parque nuclear alemão. Esta posição da chanceler, apenas cinco meses depois de ter decidido prolongar a vida útil dos 17 reatores nucleares alemãs por mais 12 anos, foi vista apenas como uma manobra política pela maioria da população, segundo uma pesquisa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação