Mundo

Socialistas e extrema-direita avançam em eleições locais na França

Agência France-Presse
postado em 27/03/2011 18:50

Paris - O segundo turno das eleições locais realizadas neste domingo na França confirmou o avanço socialista e da extrema-direita e o estancamento da direita no poder. Os candidatos do Partido Socialista (PS) obtiveram 36,16%, ficando à frente da governista União para um Movimiento Popular (UMP, direita) com 18,62%. Em terceiro lugar, ficou o Frente Nacional (FN, extrema-direita) com 11,08%, segundo resultados parciais divulgados pelo ministério do Interior.

Esse resultado é preocupante para o governo de Nicolás Sarkozy, principalmente quando pesquisas afirmam que Marine Le Pen, que substituiu o pai Jean-Marie Le Pen na liderança da intransigente Frente Nacional, poderia ter mais votos do que o chefe de Estado francês na futura eleição presidencial, em 2012. "Estamos um pouquinho decepcionados", admitiu o secretário-geral da UMP, Jean François Copé.

A primeira secretária do PS, Martine Aubry, por sua vez, comemorou o que chamou de vitória. O PS, que controla 58 departamentos, ganhava pelo menos mais três departamentos que faziam aprte dos 42 controlados pelo UMP. Menos exultante que depois do primeiro turno dessas eleições locais em que seu partido obteve 15% dos votos, Marine Le Pen assegrou que os pedidos para que votassem contra seu partido não surtiram efeito.

"Um esforcinho a mais e o sistema UMP-PS vai desabar", afirmou a dirigente da FN, partido que disputou a votação sem aliados. Uma abstenção recorde de 56% foi registrada neste segundo turno.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação