Mundo

Japão detecta água radioativa fora dos reatores de Fukushima

Agência France-Presse
postado em 28/03/2011 10:31
SENDAI - A empresa que opera a central nuclear de Fukushima reconheceu nesta segunda-feira (28/3) que a água com alto índice de radioatividade vazou dos edifícios dos reatores, uma descoberta que pode agravar o temor de uma grande contaminação ao redor da instalação.

Esta água contaminada inundou os túneis técnicos que passam sob a sala de máquinas dos reatores 1, 2 e 3.

"Detectamos água acumulada em poços de observação de um duto subterrâneo que desemboca no exterior do edifício do reator 2, com um nível de radioatividade superior a 1.000 milisieverts por hora", declarou um porta-voz da empresa Tokyo Electric Power (Tepco).

Já haviam sido observadas mostras de água radioativa, muito provavelmente procedente dos reatores, no subsolo das salas onde se encontram as turbinas, mas é a primeira vez que os engenheiros da Tepco detectam a presença de água contaminada no lado externo.

Na quinta-feira passada, três funcionários foram expostos a altos níveis de radiação quando entraram em contato com a água na sala de máquinas do reator 3, medida em 180 milisieverts por hora.

Os três foram liberados do confinamento nesta segunda-feira, depois que os médicos não detectaram perigo imediato para a saúde.

Os poços de observação dos três túneis ficam a 60 metros do Oceano Pacífico, e a água contaminada pode ter seguido até a margem, admitiu a Tepco.

"Estamos verificando se a água pode ter entrado em contato direto com o mar", disse o porta-voz da empresa.

Uma taxa de iodo radioativo 1.150 vezes superior à norma legal foi medida na água do mar a 30 metros dos reatores 5 e 6. A radioatividade pode ter origem nos reatores 1 a 4, os que sofreram mais danos, situados 1,5 km ao sul, onde foram registradas taxas quase 2.000 vezes acima do padrão aceitável.

O bombeamento da água contaminada será complicado, já que os técnicos devem encontrar uma forma de transferir o líquido aos depósitos sem se expor a doses de radiação fatais.

Quase 500 pessoas estão trabalhando na instalação, injetando água doce com a ajuda de bombas elétricas nos reatores para evitar o aquecimento do combustível, o que provocaria uma catástrofe de grande magnitude.

O governo criticou a Tepco por ter anunciado no domingo que um nível de radioatividade 10 milhões de vezes acima do normal foi registrado na água que escapou do reator 2, antes de reconhecer que se tratava de uma informação equivocada.

"Mesmo que o cansaço das pessoas que trabalham no local possa ajudar a explicar o erro, considerando que a vigilância da radioatividade é uma condição maior para garantir a segurança, este tipo de erro é absolutamente inaceitável", declarou Yukio Edano, porta-voz do governo.

A cifra alarmista foi repetida incessantemente pelos meios de comunicação do país e do mundo inteiro, agravando a psicose provocada pelo acidente na central de Fukushima 1.

Na região norte do arquipélago, devastada pela catástrofe provocada pelo terremoto e tsunami de 11 de março, o número de vítimas continua aumentando: o balanço mais recente registra 10.901 mortes confirmados e 17.621 desaparecidos.

Um novo tremor secundário potente foi registrado nesta segunda-feira a 100 km da costa de Sendai, com 6,1 graus de magnitude, sem provocar vítimas ou danos materiais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação