Mundo

Japão tem problemas com água radioativa, diz EUA

Agência France-Presse
postado em 28/03/2011 18:37

Washington - A usina nuclear de Fukushima enfrenta graves problemas para armazenar água radioativa, destacaram nesta segunda-feira (28/3) vários pesquisadores americanos, após a operadora do complexo japonês relatar vazamentos que podem contaminar o oceano.
[SAIBAMAIS]
Fukushima parece ter problemas com os grandes volumes de água lançados de helicóptero e de canhões para refrigerar os reatores que aqueceram após a queda do sistema de refrigeração provocado pela perda de energia no complexo, atingido por um tsunami em 11 de março passado, alertou a União de Cientistas Preocupados (UCS, sigla em inglês).

A operadora Tokyo Electric Power Co. (TEPCO) admite que um grande volume de água altamente radioativa vazou do reator 2 para um túnel subterrâneo usado para manutenção, que está inundado.

Apesar da suspensão das operações para jogar água do mar nos núcleos dos reatores 1, 2 e 3, o problema agora é o que fazer com esta água radioativa: onde armazená-la ou tratá-la.

"Há um enorme volume de água contaminada com radioatividade", disse Dave Lochbaum, da UCS, destacando que os vazamentos foram detectados nos prédios dos reatores 1, 2 e 3.

"É difícil determinar de onde esta água está vazando, mas obviamente não deveria estar ali e em tal volume, o que representa um novo desafio para os trabalhadores", disse Lochbaum.

"Precisam controlar isto e encontrar algum lugar para colocar esta água, que precisa ser tratada para eliminar a radiação".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação